sexta-feira, setembro 29, 2006

Vota Brasil

É pessoal, domingo tem eleição. Muitos não sabem em quem votar, muitos querem votar nulo porque acham que teremos outra eleição (mas isso não dá nem nova eleição de rainha de festa de caqui, veja aqui), muitos gostaram do péssimo desempenho do governo Lula, muitos gostaram mesmo foi da habilidade de Alckimin em "combater" o crime organizado em São Paulo. Mas não vou discutir isso, pelo menos não agora.

A Resolução nº22261 de 29 de junho de 2006 do TSE, em seu segundo artigo, diz:
"Art. 2º Será vedada, desde quarenta e oito horas antes até vinte e quatro horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política na Internet ou mediante rádio ou televisão - incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão VHF, UHF e por assinatura, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único)." Ref. 1
Lei é lei. Que o diga a Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba. O que será que os principais candidatos à presidência fizeram?

Luis Inácio Lula da Silva

O presidente, candidato a re-eleição, resolveu cumprir a lei:

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 2

No texto colocado, aparece:
"A partir da meia-noite de quinta-feira (28), o site oficial da campanha Lula ficará fora do ar até 24 horas após o resultado oficial das eleições, como determina a legislação eleitoral.
Para conferir a agenda do candidado durante este período, visite o portal do PT www.pt.org.br" Ref. 2
Não foi citada a tal "legislação", foi um trabalho simples e que não adianta muito, visto o link para o Portal do PT. Burlar lei é com o faltoso dos três debates (Band, Gazeta e Globo; o qual só o da Gazeta não teve a minha audiência).

Heloísa Helena

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 3

Heloísa Helena foi curta e grossa. Tirou o site do ar, literalmente. Nada de explicações. Isso as 10h29.
Porém, eu não consegui completar a postagem até o almoço, acabei o fazendo depois do jantar, e, agora sim (as 20h48), lá estava uma explicação:

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 4

No texto colocado, aparece:
"AVISO
Prezadas eleitoras e eleitores de Heloísa Helena Presidente: em respeito à legislação eleitoral vigente, retiramos do ar o site oficial da Campanha, que voltará ao ar caso Heloísa Helena vá ao segundo turno. BOM VOTO!
Frente de Esquerda PSOL - PCB - PSTU" Ref. 4
A candidata voltou atrás e acabou por colocar uma mensagem, terminada com um "Bom voto". Mesmo assim a legislação não foi citada.

Geraldo Alckimin

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 5

No texto colocado, aparece:
"Aos Internautas
Seguindo orientação do tribunal superior eleitoral e em cumprimento à resolução do TSE nº 22261, Artigo 2º, que determina a suspensão de qualquer propaganda durante o período que antecede a eleição, a coligação 'por um Brasil decente' - PSDB e PFL - Geraldo Presidente retira do ar o site oficial da campanha. Bom voto a todos!" Ref. 5
Geraldo colocou a Legislação, nenhum link para o site do partido (apenas o citou) e chegou a desejar um bom voto a todos.

José Maria Eymael

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 6

"Ey, ey, ey, mael... Um democrata cristão. Seguir a legislação? Isso é coisa pra cabra bobão" É só cantar no ritmo do Jingle dele mesmo.

Luciano Bivar

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 7

Este aí, no horário da primeira
printscreen (10h29) não tinha decidido por cumprir a lei. Porém, a noite (20h09):

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 8

No texto colocado, aparece:
"Site indisponível de acordo com a legislação eleitoral

'Será vedada, desde quarenta e oito horas antes até vinte e quatro horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política na Internet ou mediante rádio ou televisão - incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão VHF, UHF e por assinatura, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas'.

(Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único)." Ref. 8

Nunca é tarde para corrigir os erros. Mas que errou, errou. Ponto negativo para o Senhor Bivar. Pelo Menos citou a legislação na íntegra.

Cristovam Buarque

Free Image Hosting at www.ImageShack.usRef. 9

No texto colocado, aparece:
"De acordo com a resolução nº 22.261 de 29 de junho de 2006 do Supremo Tribunal Federal (TSE), o site da campanha www.cristovam12.com.br faz um recesso. Estaremos novamente on-line no dia 03/10/06." Ref. 9
Falou tudo e fez um bonito trabalho. Não usou, como o Geraldo, "retira do ar" e sim "faz um recesso". Destaque, claro, para a rosa ao chão: citação do PDT (Cujo símbolo é, tradicionalmente, uma Rosa). Dia chegará que escolheremos nossos candidatos pela beleza de seus avisos de cumprimento à legislação, porque todos serão honestos e terão propostas magníficas.

Referências:

Ref. 1: TSE. Consulta - Legislação Eleitoral. RES 022261 DE 29 DE JUNHO DE 2006 (INSTRUÇÃO 000107). Disponível em: <clique endereço muito longo
>. Acesso em: 29 Set 2006.

Ref. 2: SILVA, Luis Inácio. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.lulapresidente.org.br/> Acesso em: 29 Set 2006.

Ref. 3: HELENA, Heloísa. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.heloisahelena.com.br/> Acesso em: 29 Set 2006, as 10h29.

Ref. 4: HELENA, Heloísa. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.heloisahelena.com.br/> Acesso em: 29 Set 2006, as.

Ref. 5: ALCKIMIN, Geraldo. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.geraldo45.org.br/> Acesso em: 29 Set 2006.

Ref. 6: EYMAEL, José Maria. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.josemariaeymael27.can.br/> Acesso em: 29 Set 2006.

Ref. 7: BIVAR, Luciano. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.lucianobivar17.can.br/> Acesso em: 29 Set 2006, as 10h29.

Ref. 8: BIVAR, Luciano. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.lucianobivar17.can.br/> Acesso em: 29 Set 2006, as 20h09.

Ref. 9: BUARQUE, Cristovam. Site de Candidato Político. Disponível em: <http://www.cristovam12.com.br/> Acesso em: 29 Set 2006.

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

domingo, setembro 17, 2006

Mentos: The Geysermaker

.......Todo mundo já deve ter ouvido falar da brincadeira de jogar um punhado de mentos numa garrafa de coca cola e ver a espuma jorrar. O grande YouTube está cheio dessas proezas, até mostrarei uma mais ao final, porque esse não é o intuito do texto. Quero mesmo é chegar até ao X da questão científica: o motivo.

.......Vamos ver o que dizem pelo mundo afora:

“A pesada mistura de componentes existente nos produtos "light", como o Acesulfame K INS 930 que, misturado ao sabor artificial contido na pastilha Menthos (sic), dá origem à uma substância fatal, o Ta9V4. Essa substância gera altos níveis de liberação de gases e até explosões!!!” (Ref. 1)

.......O “Acesulfame K INS 930”, aparentemente, não existe. O que existe é o Acesulfame – K ou, como presumível, Acesulfame – Potássio. O sufixo “INS 930” pode ser alguma classificação extra colocada errôneamente. A nossa querida Wikipédia traz a seguinte imagem para o composto:

.......Um belo composto, não? Escrevendo, seria C4H4NO4KS. Perceba que não é um ácido, muito menos uma base, sendo um composto iônico comum: um sal. Vejamos o que mais a Wikipédia pode nos dizer:

“Acesulfame K is 180-200 times sweeter than sucrose (table sugar), as sweet as aspartame, about half as sweet as saccharin, and one-quarter the sweetness of sucralose. Like saccharin, it has a slightly bitter aftertaste, especially at high concentrations. “
(…)
“Unlike aspartame, acesulfame K is stable under heat, even under moderately acidic or basic conditions, allowing it to be used in baking, or in products that require a long shelf life.” (Ref. 2)
.......Numa tradução livre:
“O Acesulfame K é de 180 a 200 vezes mais doce que a sacarose (açúcar comum), doce como o aspartame, metade da doçura da sacarina e tem três quartos da doçura da sucralose. Como a sacarina, é sensivelmente amargo após a degustação, especialmente em altas concentrações”
(...)
“Diferente do aspartame, o Acesulfame K é estável em temperaturas elevadas, mesmo sobre condições moderadamente ácidas ou básicas, permitindo o uso na fabricação de pães ou em produtos que requeiram uma durabilidade maior.”
.......No primeiro trecho, apenas uma descrição que não adiciona muito a nossa discussão. O segundo já é interessante: “o Acesulfame K é estável em temperaturas elevadas, mesmo sobre condições moderadamente ácidas ou básicas”. Tendo em vista que que o refrigerante tem um pH entre moderado e forte (2,5~3,0) o Acesulfame K não reagiria com tamanha brutalidade. Logo, descartado.

.......
E o misterioso sabor artificial da pastilha Mentos? Veja a composição do mentos:

Mint: sugar, glucose syrup, hydrogenated coconut oil, gelatine, dextrin, natural flavor, corn starch, gum arabic.
Mixed Fruit: sugar, glucose syrup, hydrogenated coconut oil, gelatine, dextrin, natural and artificial flavor, gum arabic, coloring.” (Ref. 2)
.......Numa tradução livre:
Menta: açúcar, xarope de glucose, óleo hidrogenado de coco, gelatina, dextrina, sabor natural, amido de milho , goma arábica.
Frutas: açúcar, xarope de glucose, óleo hidrogenado de coco, gelatina, dextrina, sabor natural e artificial, amido de milho , goma arábica, corante.”
.......De certa forma, isso não nos ajuda muito. Só que o texto afirma que o sabor reagente é artificial, logo o efeito não ocorreria com o mentos de menta (que é o usado normalmente nos jatos), por ter apenas sabor natural de menta. Igualmente falso. .......

.......Quanto ao “fatal Ta9V4” fica mais fácil: procurando no Google você só irá achar relatos ao próprio caso da morte. O que deslegitima o trecho indubitavelmente. .......

.......Mas, se o Spam é um hoax, qual é a verdade? Veja o que é o “gás” do Refrigerante:

.......Quando o gás carbônico (CO2) é borbulhado no refrigerante sob alta pressão no refrigerante, o equilíbrio “corre” para o lado do ácido carbônico (H2CO3), visto que o CO2 tem um volume gasoso, o que, no equilíbrio, faz sua forma ser “indesejável” graças a alta pressão e eleva a concentração de H2CO3 para, na ionização, elevar a concentração dos íons. A inserção de ácido fosfórico (H3PO4) como conservante “atrapalha” o equilíbrio do H2CO3, visto que ambos em meio aquoso se ionizam, liberando H+ que desloca o equilíbrio de volta para o lado do ácido não ionizado:


.......Veja como também surgem íons H+ - que se aderem iônicamente à água formando o hidroxônio (H3O+) – os quais irão atrapalhar o equilíbrio da primeira reação, fazendo com que se forme CO2 mais fácilmente (Maior concentração de H+, mais fácil a reação “correr” para a esquerda).

.......Ok, formamos o CO2, como ele sai da garrafa? Por duas formas: ou pela formação de bolhas, ou pela difusão entre o polímero da garrafa PET, que deixa que escape uma quantidade irrisória (mas mesmo assim uma quantidade) de gás.

.......Quais são, então, os motivos para o gás simplesmente não jorrar da garrafa? Os dois primeiros motivos para isso são:

1. Alta Pressão no refrigerante, garantida pela garrafa que, quando aberta, perde essa pressão a mais, deixando o refrigerante a 1 atm (ao nível do mar), o que faz com que o gás saia.

2. A formação dos íons a partir do ácido, que se ligam a água (ex.: H3O+) e não deixam que se forme CO2.

.......Mas esses motivos não bastam: com a queda da pressão o gás deveria sair muito rápido e o grau de dissociação do H2CO3 não é dos mais altos. A explicação para isso é dada pela física.

.......Todos conhecem o ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Tão verídico é que uma molécula de CO2 só não faz turbilhão. Entenda como a bolha é formada:

1. Uma molécula de CO2 fica “presa” entre a água, fortemente ligada pelas pontes de hidrogênio


2. Para esta molécula conseguir subir precisa de muita energia para quebrar a denominada “tensão superficial”, como explicado por James Sethna:

The ice cube and the vapor bubble have sharp boundaries separating them from the water, with a surface tension (or free energy per unit area) s. It's this surface tension which keeps bubbles and raindrops round.” (Ref. 4)

.......Numa tradução livre:

“O cubo do gelo e a bolha do vapor têm limites definidos para separá-los da água, com uma tensão de superfície (ou energia livre por unidade de área) s. É a tensão superficial que mantém as bolhas e as gotas de chuva redondas.”

.......Nos exemplos usados por Sethna apareciam um copo de gelo com água e uma bolha em formação dentro da água. O que mantém o gelo separado da água é a tensão superficial, idem para a bolha. Veja a representação da última figura de forma macroscópica, com essa idéia mais explícita:



3. Com a constante agregação de moléculas, a bolha se forma, vai para a superfície, quebra a tensão superficial entre a água e a atmosfera e pode dissipar-se no ar:



.......Entendido o que ocorre numa situação padrão, podemos partir para o Mentos.

.......Infelizmente, não há um consenso total. A Física e a Química disputam a autoria dos Geysers. Scott Fielder, professor de química da universidade de York, deu a seguinte declaração para o blog Toronto Star:

"I find it funny that you could ask 10 chemists and get 10 different answers," (Ref. 5)

....... Numa tradução livre

“Eu achei engraçado o fato de você poder perguntar para 10 químicos e conseguir 10 diferentes respostas”
.......Vamos, então, expor as duas hipóteses principais: a Química e a Física.

.......A hipótese Química.

.......Como vimos anteriormente, a reação de formação do CO2 se dá pela seguinte fórmula:


.......Sendo que corre para a esquerda em alta pressão e para a direita em baixa pressão. Aberta a garrafa e diminuída a pressão, ela tenderá a correr para a direita. Porém, o Mentos age como um catalisador, segundo Scott Fielder:

“Mentos somehow catalyze the reversion of carbonic acid to carbon dioxide and water. ‘They make it go faster. They sink to the bottom, catalyzing it there. What we're doing is making a little carbon dioxide explosion at the bottom of the pop bottle that blows all the pop up and out.’” (Ref. 5)

Numa tradução livre:

“O Mentos de alguma forma catalisa a reversão do ácido carbônico (H2CO3) para dióxido carbônico (CO2) e água (H2O). “Ele faz isso acontecer mais rápido. Ele afunda na garrafa, catalisando lá. O que nós estamos fazendo é uma pequena explosão de dióxido carbônico no fundo da garrafa de refrigerante, o que explode todo o refrigerante para cima e para fora.”

.......Como podem ver, a reação citada (ver última imagem) é apenas acelerada, visto que o possível catalisador presente no Mentos não dá origem a nenhum outro composto (Catalisadores não interferem nos produtos da reação nem no equilíbrio da mesma). O que gera mais discórdia ainda é qual o catalisador em questão:

“At Fordham University in New York City, chemistry professor Donald Clarke has an idea what that catalyzing ingredient could be — an enzyme called carbonic anhydrase. This enzyme appears in living creatures and enables them to breathe faster by speeding up the chemical reactions in the bloodstream that produce carbon dioxide.
Clarke has suggested fruit-flavoured Mentos might contain some of this enzyme. But legions of Mentos experimenters have already determined that only the mints will get soda pop excited. Clarke isn't deterred. Mint comes from mint leaves — a vegetable, a living being. ‘Presumably (the mint) is not a purely synthetic flavour, so my guess is that the vegetable used would contain the enzyme.’” (Ref. 5)

.......Numa tradução livre:

“Na Universidade de Fordham em Nova Iorque, o professor de química Donald Clarke tem uma idéia sobre qual ingrediente deve estar catalisando a reação – uma enzima chamada anidrase carbônica. Esta enzima aparece em criaturas vivas e permite que elas respirem rapidamente por acelerar a reação química no sangue que produz dióxido carbônico.
Clarke sugeriu que o Mentos de Frutas deveria conter um pouco desta enzima. Mas legiões de experimentadores de Mentos já determinaram que só o de menta deixa o refrigerante excitado. Clarke não desiste. A menta vem das folhas de menta – um vegetal, algo vivo. ‘Provavelmente (a menta) não é um composto puramente sintético, então minha aposta é que o vegetal usado contém a enzima’”.

.......Quem leu com atenção o post até aqui já percebeu que Donald Clarke pode ter alguma razão: a menta (do Mentos) não é um composto sintético, vem mesmo da folha de menta. Aumentando a quantidade de moléculas de CO2, o processo de formação de bolhas é facilitado.

.......Sintetizando a hipótese química: O Mentos (mais especificamente a anidrase carbônica) catalisa a reação de formação do CO2, e, estando no fundo da garrafa, faz com que todo o gás flua de baixo para cima, levando junto o refrigerante num belo espetáculo.

.......A hipótese Física.

.......Como (também) vimos anteriormente, as bolhas não se formam com uma velocidade grande pela dificuldade de vencerem a tensão superficial da água ao redor das mesmas. Porém, com a formação de CO2 após a abertura da garrafa e o arremesso de um mentos, ocorrem coisas, no mínimo, estranhas:

1. As moléculas de CO2 começam a se agregar sobre a superfície do Mentos. Por que? A princípio, o doce não é uma superfície lisa:



.......Os “buracos” ali formados são ideais “alçapões” para as moléculas de CO2, ali elas podem se agregar sem (ou melhor, com quase nenhuma) influência da tensão superficial.

2. As bolhas vão se agregar nesses “alçapões”:


.......No 1º quadro temos representado o momento em que o mentos cai no refrigerante. No 2º, o que acontece: a aglomeração de moléculas de CO2 nos “alçapões” do Mentos.

.......Este processo é chamado “Nucleation”, cuja tradução para português não existe. Usarei o termo “Nucleation” mesmo. A Wikipédia explica o processo:

“Nucleation is the onset of a phase transition in a small region. The phase transition can be the formation of a bubble or of a crystal from a liquid.” (Ref. 6)

.......Numa tradução livre:

“’Nucleation’ é o início da transição de fase em uma pequena região. A transição de fase poder ser a formação de um bolha ou de um cristal num líquido.”

.......É, então, o processo de surgimento da bolha, já iniciada a explicação anteriormente. No “Nucleation” ocorre o aceleramento dessa reação.

“If a hypothetical nucleus is too small, the energy that would be released by forming its volume is not enough to create its surface, and nucleation does not proceed. The critical nucleus size can be denoted as by its radius, and it is when r=r* (or r critical) that the nucleation proceeds. As the phase transformation becomes more and more favorable, the formation of a given volume of nucleus frees enough energy to form an increasingly large surface, allowing progressively smaller nuclei to become viable.” (Ref. 6)

.......Numa tradução livre:

“Se um hipotético núcleo é muito pequeno, a energia que precisa ser liberada para criar seu volume não é suficiente, e o processo de ‘Nucleation’ não continua. O tamanho crítico do tamanho do núcleo pode ser expresso pelo seu raio, e quando r = r* (ou r crítico) o processo de ‘Nucletion’ acontece. Conforme a passagem de fase fica mais e mais favorável, a formação de um volume suficiente do núcleo libera energia suficiente para formar uma superfície maior, permitindo que núcleos menores se tornem progressivamente viáveis.”

.......Isso significa que é um processo em cadeia: quando mais energia consegue-se liberar para criar uma bolha, mais fácil é que outras bolhas também se formem. Quanto ao raio do núcleo, seria mais ou menos isso:


.......O raio “r” é pequeno demais para formar uma bolha visível, sendo necessário atingir o “r*” ou “raio crítico” para ser formada e observada.

3. Aglomeradas as moléculas fica muito fácil atingir o raio crítico e formar uma bolha. Basta, agora, multiplicar isto pelo número de “alçapões” encontrados em um único mentos e pela infinidade de vezes que o evento se repete (quando uma bolha se forma, ela sai do “alçapão” dando início novamente ao processo.

4. Agora, a conclusão para o Geyser do professor Steve Spangler (defensor da hipótese Física) é a mesma de Scott Fielder:

“The weight of a Mentos mint is also a factor in the eruption. ‘The Mentos are so heavy that they immediately fall to the bottom (of the bottle, and) all these bubbles jump out of the solution,’ Spangler says.” (Ref. 5)

.......Numa tradução livre:

“A massa do Mentos é também um fator na erupção. ‘O mentos é tão pesado que ele imediatamente cai até o fundo (da garrafa, e) todas essa bolhas pulam para fora da solução,' diz Spangler.”
.......Sintetizando a hipótese física: O Mentos age com o processo de "Nucleation", que favorece a formação de bolhas devido pequenos "alçapões" na superfície do doce que aglomeram dióxidos de carbono, e, estando no fundo da garrafa, faz com que todo o gás flua de baixo para cima, levando junto o refrigerante num belo espetáculo.

.......E aí, em qual crer?

.......Eu, sinceramente, simpatizei mais com a hipótese física, visto que o efeito já foi reproduzido com tabletes de sal e, também, nas caras taças de champanhe que tem pequenos “alçapões” no fundo produzidos industrialmente.

.......Vamos abandonar a ciência. Que tal sujar o chão um pouco?

.......Obviamente eu fui tentar o experimento. Digamos que ele foi um bocado fracassado:



.......Utilizei uma garrafa (2l) de água mineral com gás da marca Cini, uma garrafa (2l) de refrigerante gaseificado não-alcoólico e light sabor Gengibirra da marca Cini, e uma garrafa (2l) de refrigerante gaseificado não-alcoólico sabor Cola com Limão da marca Cini. E, claro, Mentos da Perfetti Van Melle. Para quem não é do Paraná, a escolha da marca Cini é bem simples: o melhor custo benefício da categoria, barata e boa.

.......Ao abrir a garrafa de água mineral já vi que não daria certo: o dióxido de carbono nela contido não é nada estável, começou a borbulhar insanamente. Daí foi jogar os confeitos e ver o pequeno derramar de refrigerante.

.......Com a garrafa de refrigerante light sabor gengibirra foi mais adequado, o Mentos fez um pequeno geyser, bom para um iniciante.

.......Já com a garrafa de refrigerante sabor cola com limão o Geyser foi um pouco menor. Aqui entra a conclusão de que o açúcar é deixa o refrigerante mais espesso, dificultando o movimento das moléculas e bolhas. Por isso que os lights/diets tem melhor resultado.

Referências:

Ref. 1: Spam que circula pelas nossas caixas de email. Autor desconhecido. Licenciado em Domínio Público.

Ref. 2: WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Acesulfame potassium. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Acesulfame_potassium&oldid=7629677>. Acesso em: 16 Set 2006. Licenciado em GNU FDL.

Ref. 3: GATHERING, The. The Candies. Disponível em: <http://home.socal.rr.com/mentosfaq/candies.htm>. Acesso em: 16 Set 2006.Licenciado em Copyright.

Ref. 4: SETHNA, James P. Critical Droplets and Nucleation. Disponível em:
<http://www.lassp.cornell.edu/sethna/Nucleation>. Acesso em: 16 Set 2006. Licenciado em Copyright.

Ref. 5: EVANS, Patrick. A blog, a bottle, a mint. Disponível em:
<http://license.icopyright.net/user/external.act?content_id=61959>. Acesso em: 16 Set 2006. Reproduced with permission - Torstar Syndication Services. Licenciado em Copyright.

Ref. 6: WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Nucleation. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Nucleation&oldid=757640>. Acesso em: 16 Set 2006. Licenciado em GNU FDL.

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Excluindo-se os textos extraídos das referências supracitadas
The parts came from other sources aren't under Creative Commons

terça-feira, setembro 12, 2006

Movimento Propaganda sem Bebida

........Infelizmente, nosso mundo tem muitos problemas. Mas vamos nos focar no Brasil. O Brasil também está cheio deles. Um, por exemplo, é a absurda quantidade (e tamanho) de filas nos serviços públicos de saúde. Vamos ver qual pode ser uma das raízes do problema:

"40% das crianças de classe média, que estão no ensino fundamental, experimentaram a bebida (alcoólica) já aos 10 anos. Aos 17, pelo menos 80% apresentam uso, número maior que os 65,2% que englobam todas as idades.

Hoje, mais que no passado, o álcool é sinônimo de fortes problemas de saúde pública que, evidentemente, traduzem impacto social. Por volta de 50% dos acidentes de trânsito são causados pelo seu consumo, e 26% dos motoristas dirigem alcoolizados aos fins de semana; o oposto do que ocorre em países desenvolvidos cujo índice é de pequenos 3%." Ref.1

........Evidente que algo está errado. O consumo de alcool no Brasil é desregulado e ainda por cima é incentivado aos jovens. Pior que maconha, crack e ecstasy, só o alcool. A primeira, quem fuma, mesmo que pouco, é taxado e logo fica retardado. Com a segunda, bem, essa já é dificil de comprar e você fica retardado mais rápido ainda. A terceira é cara e de dificil compra. Alcool não te deixa retardado, só bobo (e muito rápido), seu fígado só será triturado após muitos anos de consumo, seus neurônios destruídos não fazem falta (você nem os usa mesmo) e qualquer esquina tem uma revenda. E, o pior: passa propaganda na novela das 8 e no jogão de futebol do domingo.
........É triste ver casos desses que passam nos noticiários, jovens morrendo em acidentes de carros e matando inocentes. Sinceramente, eu, sou contra consumo de alcool em qualquer nível. Não há nível seguro de consumo. Mas, se quer beber, que o faça, pelo menos quando é maior de idade. E que seja punido caso dirija bêbado. Mas, aparentemente, dirigir bêbado é um costume tupiniquim-subdesenvolvido, visto que os índices em países desenvolvidos (3%) não chegam nem aos pés dos nossos (26%) nos fins de semana.
........Por mim, proibiria-se o consumo de alcool a partir de amanhã. Mas como eu não sou legislador, nem teria apoio, o Movimento Propaganda sem Bebida iniciou uma campanha para retirar o alcóol das propagandas: menos jovens influênciados pelas bundas que aparecem, menos alcoólatras crônicos surrando suas esposas, menos acidentes e trânsito e, claro, menos lucro para a Globo.
........Para conseguir criar o projeto de lei, são necessárias 1.000.000 de assinaturas. Eu estou fazendo a minha parte e recolhendo (quem me conheça, pode falar comigo para assinar). faça você a sua!

........Mais informações em: http://www.propagandasembebida.com.br/

Ref. 1: Boletim ACCA nº 64 (18/08/2006). Disponível em: http://www.propagandasembebida.org.br/not_home/not_home_integra.php?id=115

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

iFlea

iFlea: pequeno?



Apple: uma das empresas mais zoadas do YouTube. O motivo disto deve ser a fama de seu iPod e seus erros de desing. Erros estes que só aparecem pelo leque de tipos de usuários alcançados.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Começando com o Google

Bem, como adiantado no meu antigo blog, abandonei a microsoft.

Vamos ver como o Google se sai. Mais rápido, prático, versátil e personalizavel ele é.

Passei alguns dos textos do antigo para cá, pra facilitar e indexar. Agora é bola pra frente.

Vou começar a padronizar os "labels" e deixar o blog mais organizado. Vou tentar postar com mais frequência também, e me especializar em contos e crônicas. Claro, com uma política e uma pitada de tecnologia.

SUPERpresente

Original em 16 de agosto de 2006

Bem, sorte é algo que me falta. Para ganhar algo é só no muque mesmo. A promoção da Superinteressante que me premiou foi uma "avaliação" do meu Blog. Feliz? Sim. Mas triste pelo nível de alguns dos que ganharam comigo. Acho que escrever português legível era o mínimo a ser levado em conta, não?

Pois bem, aqui vão algumas impressões do presente e da câmera em si:

WebCam Logitech QuickCam Communicate STX


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clique para ampliar)

A caixa era enrolada com um barbante de algo parecido com sisal. Bonito, mas será que alguma criança nordestina trabalhou por horas para tecer a corda?


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clique para ampliar)

Aberta a caixa, mostrou-se a bichinha. A WAZ Store vende ela no Brasil, com nota fiscal e tudo, pela bagatela de, apenas, R$ 289,00 (link para o produto: http://www.waz.com.br/webcam/logitech_communicatestx_preta_9614100403.php?codprod=88756). Aqui cabe um parentesis: eu sei que cavalo dado não se olha os dentes, mas, na nota que acompanhou o produto, o preço estampado é de R$ 12,55, o que gerou só R$ 2,26 de ICMS (Só para comparação, pelo valor da WAZ são R$ 52,02). Sei que o ICMS é um imposto sobre venda e que a prática de redução de preços é comum: quando usava iBestVIP e ganhava "pontos" por navegar na internet, os produtos que comprava vinham pelo gostoso valor de R$ 0,00. De qualquer forma, isto abre precedentes para outras sonegações de IPI ou o que quer que seja. Se bem que, eu não gosto de pagar esses impostos ridículos sobre produtos de informática (O imposto de importação passa dos 50%), logo, estou com a Super :D


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clique para ampliar)

Pode-se ver pela traseira da caixa que a câmera tem o aval da Microsoft e das empresas de programas de mensagens instantâneas.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clique para ampliar)

O Led extremamente homossexual é um detalhe que veio errado aqui para casa. :P


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clique para ampliar)

Uma foto tirada pela câmera.




E um vídeo, oras.

Chegando aos finalmentes, a câmera é muito boa, ainda mais porque ganhei. Caso queira algo para sair bem no papo, compre-a.

Melô da Eleição

Continuando no ritmo de política, olhe o vídeo que Luciano Pires fez para "despocotizar o Brasil":






Melô da Eleição
"Wiriririri..."
"Amumamauê"
Desde o Collor, vou perguntando:
Meu Deus, em quem votar?
Se eu vacilo e escolho alguém que só quer sacanear
Um voto lá
Um voto cá
Eu voto sim
Não voto não
Eu voto assim,
não voto só
Desato o nó sem pocotó
Um voto lá
Um voto cá
Eu voto sim
Não voto não
Eu voto assim,
não voto só
Desato o nó sem pocotó
Meu voto eu não achei no lixo
por isso vou pensar
Vigaristas, enganadores
a cara vão quebrar
Um voto seu
um voto a mais
Eu voto aqui,
meu voto faz
Mais votos traz
votamos nós
Limpando o pó sem pocotó
Um voto seu
um voto a mais
Eu voto aqui,
meu voto faz
Mais votos traz
votamos nós
Limpando o pó sem pocotó
Sei que posso eleger alguém que governe pra valer
chega junto que dessa pizza não vamos mais comer
Tirando o Zé,
Mudando o Lu,
dançou Valé
Pego Malu
Cassando o Col
siu Genô
Votar sem dó, sem pocotó
Tirando o Zé,
Mudando o Lu,
dançou Valé
Pego Malu
Cassando o Col
siu Genô
Votar sem dó, sem pocotó
Cada voto faz diferença, pra mudar o Brasil
Vamos mandar os picaretas pra "piiii"
Honesto sim
Malandro não
Limpeza sim
Bandido não
Clareza sim
Mutreta não
Certeza só
sem pocotó
Honesto sim
Malandro não
Limpeza sim
Bandido não
Clareza sim
Mutreta não
Certeza só
sem pocotó
"Wiriririri..."
"Amumamauê"
Vídeo e idéia: Luciano Pires

PMDB. Partido do Movimento Democrático Brasileiro?

Original em: 13 de junho de 2006

Grande PMDB! Lutara contra o ARENA e a ditadura militar durante tanto tempo, sofrera opressão e era esculachado como sendo o partido do “sim...senhor”. Quanta maldade! Qual sigla defendeu mais a democracia? Vamos a um breve retrospecto...

1985. Tancredo (PMBD) ganhou as eleições com o seu vice, José Sarney (PMDB). A burra veio tão cheia que o PMDB tinha os cargos de Presidente do Brasil, da Câmara e do Senado. Alguém tinha comentado sobre “democracia” aí? Infelizmente, Tancredo morre e Sarney assume. Fracassos econômicos, maluquices, uma constituição e muita legislação assinada.

1989. Ano de eleições. Collor de Mello (PRN) e Itamar (PRN), seu vice, encabeçam a corrida eleitoral, com grande apoio de todas as esferas do poder. Ulysses Guimarães (PMDB) perde as eleições. Mas isto não significa, necessariamente, que o Collor não teve apoio dos nossos democratas. Renan Calheiros (PMDB-AL) estava lá, e ele foi o líder do PMDB na câmara em 1990, prova de que o partido não excluia ele nem um pouco.

1992. Collor não fora muito amigo do PMDB no início de seu mandato, tanto que o partido em questão foi um dos que o enxotou. Com a entrada de Itamar Franco, o próprio PMDB assume que “passa a exercer grande influência no governo” (Ref.1). Prova disto é que o senhor do topete migra oficialmente para a bandeira do movimento democrático anos depois. Renan Calheiros (!?) assume a presidência da Petroquisa, subsidiária da Petrobrás. Claramente o Itamar é PMDB de carteirinha.

1994. Eleições nacionais. Muita festa e alegria, Fernando Henrique Cardoso ganha, com apoio do Itamar Franco e, claro, do PMBD, que mesmo lançando Orestes Quércia (PMDB) participou ativamente do governo tucano.

1998. (Re)Eleições nacionais. Fernando Henrique nomeia Renan Calheiros (de volta?) como ministro da Justiça.

2002. Palhaçadas nacionais. Luis Inácio Lula da Silva (PT), o metalúrgico semi-analfabeto (e orgulhoso disso) e aposentado por invalidez (pela perda do dedinho), recebe o indoço da população para um governo de “esquerda” extremamente populista. Claro, com o apoio do PMDB. Renan Calheiros (É piada, certo? Eu não moro nesse país) assume a presidência do Senado com o apoio de Lula, afinal, fora chapa única. Para afirmar ainda mais o apoio, Roberto Requião (PMDB-PR) recebe o apoio do Padre Roque (PT-PR) no segundo turno de 2002. Vale ressaltar que, a nível nacional e oficial, o PMDB apoiou, no primeiro turno, José Serra (PSDB) e no segundo bandeou-se para apoiar o PT. Estranho, não? Quanto respeito pela idéia.

O PMDB manda nesse país faz um bocado de tempo e ninguém percebe.

Ref. 1: Do MDB ao PMDB; disponível em: http://www.pmdb.org.br/imagens/do_mdb_ao_pmdb.pdf

Texto de minha autoria

Zequinha

Original em: 02 de junho de 2006

Zequinha era um menino peralta. Brincava, pulava, festejava a seu modo. Só que Zequinha estudava. Muito, diga-se de passagem. Zequinha adorava falar de química, de física, de matemática... Não era por obrigação que ele ia sentar nas carteiras do colégio perto de sua casa. Era por prazer.

Mas os “amigos” do Zequinha não entendiam ele. Ele era xingado, diminuído, isolado lá nas primeiras carteiras, enquanto a densidade demográfica do fundo da sala batia recordes. A ordem geral era não fazer nada, não ler os textos, não realizar nenhuma atividade desde que seja expressamente obrigado.

E Zequinha cresceu. Seus “amigos” também. Zequinha ficou rico com seu suor e esforço, era reconhecido, virou professor, queria encontrar mais Zequinhas como ele, que tinham amor e curiosidade. Seus “amigos” não ficaram ricos, ficaram milionários a custo de desvio de dinheiro, corrupção, roubo e aquele jeitinho todo. Zequinha ficou bravo com a vida nesse país subdesenvolvido porco.

Só que Zequinha achou um Zequinha igual a ele, ou melhor, uma Zequinha. A Mariazinha, que amava o saber como ele. Zequinha namorou Mariazinha, sua aluna. Mas um dos seus “amigos” contou ao superior. Zequinha ficou sem namorada, sem emprego e foi viver das suas poupanças num apartamento que beirava o mar em qualquer dessas praias famosas e movimentadas.

O Brasil é uma nação de Zequinhas incompreendidos. Não basta não fazer aqui. Tem de humilhar quem faz. Afinal, é o país do “nas coxas” e do “na bunda”, se me permitem baixar o nível. Enquanto isso ocorre as claras, o governo corta verbas para as universidades e seus departamentos de pesquisa. E da-lhe mais propagandas sobre a auto-suficiência.

É o seu Brasil, não o meu.

Texto de minha autoria.

Futuro

Original em: 22 de abril de 2006

Pedro cansou das conversas animadas sobre política que aconteciam na mesa - do almoço de domingo - cheia de parentes e foi ao sótão, relembrar do passado contado por sua mãe. Encontrara lá uma caixa antiga, com os livros que sua mãe lera no inicio da vida adulta. Espantou-se com o tanto de livros rotulados “de auto-ajuda”, já que eles não existiam mais; afinal todos tinham acesso a trabalho, educação e lazer de forma medida e moderada, ninguém precisava ler histórias metafóricas para ser um “profissional de sucesso”, termo que Pedro leu na capa de um livro e que nunca escutou na vida.

Na pasta suja de pó rotulada por “documentos”, encontrou o histórico escolar de sua mãe. Ficou confuso com a enormidade de números numa coluna desconhecida: “Notas”. Pedro só conhecia o sistema em que estudava. Ele era aprovado ou não, no número de aulas necessárias para isso. Ninguém precisava ser rotulado por um número, afinal o mercado de trabalho deixou de ser o foco da educação. Estranhou o número de faltas (os amigos de Pedro tinham no estudo um dos maiores prazeres da vida, faltar era motivo de tristeza) e as poucas aulas de filosofia, únicas consideradas indispensáveis no seu currículo. Viu que sua mãe estudou Português durante toda vida escolar. Ficou pasmo, porém lembrou que a criação do sistema de aprendizado teórico automatizado era datada de 2016. Pedro só ia a escola após aprender toda a parte teórica – que lhe era ensinada por meio eletrônico aos sete anos – para ver como utilizar tudo na prática, ver como fazer toda a pilha de conhecimento se transformar em praticidade na vida.

Cansou da papelada burocrática e sentiu uma gota se suor escorrer pela testa, ia abrir a clarabóia quando tropeçou num rolo de papéis-cartão, meio amassado, em claro descuido. Agachou-se e desatou o nó que mantinha a forma cilíndrica do papel. Viu desenhos simples, feitos por sua mãe para a pré-escola. Ficou interessado em saber como evoluiu o lado artístico dela e vasculhou, mas não achou mais nada além de tarefas feitas “sob encomenda” do professor. Estranhou como o mundo era diferente, afinal, uma das matérias com maior importância na escola era a de expressão artística, com oficinas de pintura, música, escrita. Como não viu nenhum instrumento musical, procurou nos cadernos de português os textos onde sua mãe expressava seus sentimentos, porém se decepcionou. Só achou dissertações frias, igualmente “sob encomenda”, que não lhe eram agradáveis. Não entendia como as pessoas viviam se preparando para mostrar o quão economicamente viáveis elas eram. A política - discutida na mesa do andar de baixo - era espontânea, não uma politização forçada que via nos escritos de sua mãe. Entristeceu pela infância estranha que sua mãe teve e guardou tudo, fechou a clarabóia e fora conversar com o primo, que acabara de chegar do teatro – ainda a tempo da sobremesa.

Texto de minha autoria,

em atividade proposta pela

professora Maria Cristina

(Filosofia) da UTFPR.

Lula lá!

Original em 29 de março de 2006

Todos os políticos falam em números, deturpam dados e empurram goela a baixo o espetáculo do crescimento. Veja só o título da notícia no site do PT:

’Chegaremos à ordem de 8 milhões de novos empregos’, afirmou Marinho, somando servidores públicos e segmentos de trabalho fora das estatísticas, como agricultura familiar." *Fonte: Site do PT

Resolvi, então, conferir toda essa pujança no IBGE. Peguei os dados de Dez/2002 (Ultimo mês do FHC) e “cruzei” com os de Fev/2006 (último resultado do Lula). Veja o que deu:

*Dados das regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Atentem a taxa de desemprego, comparável ao Brasil. Fonte: IBGE

Nas capitais citadas foram criados 1.888.000 empregos. Ótimo, não? Exceto pelo fato de que aumentou em 2.002.000 o número de Brasileiros Economicamente Ativos. Discutirei a Taxa de desemprego quando tratar do Brasil como um todo, na seqüência.

O porém é que o IBGE não lança a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Brasil todo, e só das regiões citadas. Como a escolha é feita para dar números percentuais proporcionais a todo o Brasil, decidi aplicar os dados na população total brasileira e dar os números brutos do PT. Precisava saber, então, qual a porcentagem da População Economicamente Ativa (PEA) que as regiões metropolitanas escolhidas pelo IBGE representavam no Brasil. A resposta é 27%:

*Fonte: IBGE/Censo 2000

Utilizando a proporção da porcentagem, multipliquei os valores que eu já obtive nas outras tabelas pela divisão de 100 por 27:

*Fonte IBGE/Proporção Matemática

Sim. Se formos ver os dados Brutos o Lula alcançará os 8 milhões, afinal já está nos 7 milhões. Veja, nessa proporção, ele só precisa criar cerca de 100.000 empregos por mês para chegar na sub-meta (a meta de campanha era de 10 milhões). Só que isso é realmente algo memorável?

Se atentar, o número total de desempregados aumentou. Isto significa que a meta de 8 milhões é insuficiente para APENAS CONTER o crescimento populacional (Até o final do ano podem surgir mais quase um milhão de empregos, porém surgirá um número maior de trabalhadores, como foi mostrado nas tabelas). Ou seja, se o Lula ficasse eternamente no governo, o desemprego NUNCA iria acabar. Claro, não sou infantil em acreditar que o desemprego poderia acabar num país como o Brasil sobre o capitalismo moderno, mas as taxas de queda são baixíssimas – tanto para serem usadas como bandeira de campanha quanto para um país subdesenvolvido como o Brasil. Olhem como a redução da taxa de desemprego prova isso:

*Fonte: IBGE.

O Governo Lula conseguiu APENAS mudar a taxa de desemprego em MENOS de 0,5%. A redução foi de MENOS de 5%. É tão ridículo quanto o crescimento do PIB nacional:

*Fonte: FMI - World Economic Outlook Databases.

Claro, PIB (Produto interno bruto) ou PPP (Paridade do poder de compra) é um dado muito “numérico” e não significa melhoria na vida da população. Mas, para a geração de empregos, o PIB brasileiro chega a ser ridículo perto de outros países subdesenvolvidos. E vale ressaltar que o próprio FHC não fez o Brasil crescer tanto, porém deixou a política econômica melhor encaminhada. Prova disso eram as previsões do IPEA em 2002 – 4,7% para 2004 e 4,8% para 2006 – disponíveis no site do Mercosul.

Por último, vou mostrar os dados do crescimento da renda média do brasileiro. Para tal, precisarei dos níveis de inflação.

*Fonte: IBGE.

Sobre o salário mínimo, será que o Lula conseguirá dobrar o poder de compra?

*Fonte: PortalBrasil.net/IBGE/Noticiários gerais

Olhem só! Não dobrou. Faltou “só” R$152,17. O remédio para Carduran para pressão alta custa, no preço de tabela, R$112,28 – com 30 comprimidos. Caso o paciente tome 2 cápsulas por dia e consiga um desconto de 30%, gastará R$157,18 – ou seja – mais que o déficit do Lula. Lembremos que, atualmente, quem mais sofre com o baixo salário mínimo são os aposentados, os que mais consomem remédios.

Vamos ver quanto a renda média subiu e quanto deveria ter subido para acompanhar a inflação:

*Fonte: IBGE.

O nosso amigo Lula “esqueceu” de subir R$79,10. O brasileiro compra menos com o salário que tem, e cada vez ganha mais perto do salário mínimo. Lula quer, assim, jogar todos para o Piso, criando uma diferença social Brutal entre quem ganha 1 salário mínimo e quem ganha milhares de salários mínimos, ou seja, extinguir a classe média – que é honesta e bem informada, a única que pode tomar seu poder. *Correção: acabei me expressando mal. O governo NÃO controla diretamente o Salário médio da população, porém, com suas políticas, não incentiva o seu crescimento necessário.

Por isso eu digo: Lula lá! E eu aqui bem longe...