quinta-feira, outubro 26, 2006

O Eleitorado de Lula

Lula quase sai vitorioso no primeiro turno. Sua porcentagem beirou os 49% dos votos válidos. Mas... O país está ruim, a corrupção é escancarada dia-a-dia (mensalão, sanguessugas, dossiês, listas de Furnas, quebra de sigilo ilegal...), o nosso PIB cresceu menos que o da Argentina, nossos serviços públicos estão um caos, as estradas foram "tapadas" (e mal tapadas, diga-se de passagem) a custo de um superfaturamento de até 117%. Quem diabos é louco o suficiente para votar no Lula? Vamos aos números:

Lula, em quantidade, conseguiu o maior número de votos em São Paulo, seguido de perto pelo Nordeste. Porém, é um número maciço. Vamos às porcentagens nas regiões:

Aqui podemos tirar uma conclusão melhor: Lula só conseguiu maioria absoluta (dos votos válidos, é claro) nas regiões Norte/Nordeste. Por que essas regiões são as eleitoras mais assíduas de Lula? Observem os gráficos a seguir:

As duas regiões (Norte e Nordeste) em que Lula tem mais de 50% apresentam os maiores níveis de analfabetismo do Brasil, clara pouca diferença entre o Centro-Oeste e o Norte, porém igualmente clara a diferença entre "todos" e Nordeste, com uma taxa de analfabetismo 241% maior que a do Sul do país.

A região (Nordeste) com maior expressão numérica eleitoral, em que Lula ganha, é a que tem o maior número de Famílias atendidas pelo "Bolsa-Família".

Novamente, a região Nordeste aparece em primeiro lugar no recebimento de verbas do "Bolsa-Família": 2,8bi em 12 meses.

Na região Nordeste, a penetração da mídia é claramente baixa. Um local aonde nenhum estado atinge 10% de domicílios com computador mal tem amparo para escolher seus candidatos.

Só para comparação, na região Sul nenhum estado fica abaixo dos 20% .

Claro fica aqui que a campanha de Lula baseia-se na compra descarada de votos dos eleitores menos graduados e com menor acesso à informação. Não que os nordestinos sejam incapazes de dicernir o "certo" (entre aspas, porque ele não existe), do errado. O fato é que, desde que o Brasil é Brasil, o Nordeste é jogado para escanteio. Quer políticas recentes? O Gasoduto Brasil-Bolívia (Ou "Cocalívia"), assinado por Itamar Franco (Isso, aquele do topete, que o Fernando Henrique Cardoso passou a perna aprovando a re-eleição) não passa nem perto do Nordeste. Lá nunca terá indústria alguma? Pois bem, o mesmo senhor rasteiro que deixou o topete na saudade expandiu um projeto de cunho social e muito bom (Bolsa-Escola, de Cristovam Buarque), o transformando em um projeto populista de compra de votos, afinal, com a avacalhação do mandato 1999-2002, o FHC tentara deixar alguma coisa para o PSDB. Felizmente ou infelizmente não deu certo, a felicidade da compra de votos foi explodir na mão de Lula, que vai levar o doce comprado pelo Fernando Henrique Cardoso. Veja como é o País: Já são 8 anos seguidos de puro populismo e ninguém fala nada. Aposto que os 2,8bi que foram para o Nordeste em 12 meses, dariam ótimas escolas. Essas sim, tirariam o povo da miséria. Escola é caro? Nada! Veja essa imagem:

Foi levantada a Universidade do Litoral do Paraná com "apenas" R$8.540.000. Isso significa que, com a verba de um ano do "Bolsa-Família", construiriam-se 337 universidades, e ainda sobrava R$1.267.137 para o cafézinho e para o churrasco do final da obra. Dava para dar futuro para o Nordeste. Mas o PSDB e o PT preferem dar esmola. E, como já diziam, "Esmola não dá futuro". Logo, esses aí do segundo turno só querem o Nordeste na lama. Por que? Se o Nordeste aprender a ler e a escrever, e ter a capacidade de discernimento... Ahh meu amigo, acho que o quadro político nacional não seria o atual. E o mesmo vale para todas as outras regiões, que estão um pouco melhores só, mas precisam, igualmente, de educação.

E como "imparcialidade" é pro William Bonner (Fiél protetor e eleitor do Lula), eu vou de Geraldo Alckmin nesse segundo turno. Ele é melhor que o Lula? Não. Tem propostas melhores? Não. Vai mudar o país? Não. Só que, pelo menos, ele diz que vai dar uma aliviada na carga tributária. O FHC não o fez, muito menos o Lula. Ambos trataram de arrancar ainda mais as víceras da classe média. Só que o Alckmin abaixou os impostos em São Paulo, se fizer isso a nível nacional, dá um belo fôlego para o Brasil, que já caminha sozinho, sem a ajuda de governo algum, faz muito tempo.

Referências:

Ref. "TSE": Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: <http://www.tse.gov.br/> ; Acesso em: 10 out 2006

Ref. "IBGE": Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <endereço muito longo, clique>; Acesso em: 10 out 2006

Ref. "IBGE PNAD": Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: População e Domicílios - PNAD. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat>; Acesso em: 10 out 2006

Ref. "MDS": Ministério do Desenvolvimento Social. Folder da SAGI de dados referente ao ano de 2005. Disponível em: <endereço muito longo, clique>; Acesso em 10 out 2006

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sobre uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário: