sábado, outubro 07, 2006

Vota Brasil 3

Uma coisa temos de dizer. A máquina democrática brasileira é um arraso. Não tem pra ninguém.


O TSE (Tribunal Superior de Justiça) distribuiu um programa chamado "Divulga 2006" para acompanhamento em tempo real da eleição no país. Talvez alguns brasileiros digam que isso é a coisa mais normal que se tem. Mas, por exemplo, em Portugal existem movimentos a favor do voto eletrônico, visto que ele não é utilizado no país. Nos Estados Unidos vimos a demora e o problema da recontagem de votos na eleição de George Bush. No Brasil é mais rápido que rastilho de pólvora. E isso é único no mundo.

Eu moro em Curitiba, no estado do Paraná. Votei pela manhã, numa seção do meu bairro, como disse no post anterior. As eleições, aqui, foram encerradas as 17h, horário de Brasília. Veja que interessante:

As 19h35, apenas 2h35 após o encerramento das eleições, já estavam apurados os votos de 1.217.263 eleitores. Tudo bem que 169.577 não compareceram, mas, ao passar do traço, obtivemos a contagem de 6759 votos por minuto. Digamos que cada contador de cédula chegasse ao ótimo resultado de 20 cédulas por minuto (3 segundos por cédula), e não parasse um segundo sequer, precisaríamos ainda de 338 pessoas contando nesse ritmo frenético, todas ao mesmo tempo. Esquecendo ainda que, como disse, os resultados teriam de ser colocados só ao final da contagem, e não em tempo real. Mas não é só isso:

Adrianópolis, situada a 220km da capital (Curitiba), terminou de contabilizar os votos as 19h06. E, claro, eu e qualquer pessoa do Brasil ou Mundo estavam sabendo disso. Isso fora, é claro, os votos para Deputados. Estes são inigualáveis:

1.047.686 votos, distribuídos por 516 candidatos (mais as legendas) contabilizados em 2h35.

Agora vem a questão do "patrocínio". Para a divulgação on-line, o governo usou do apoio da mídia. Explicando: o TSE contabiliza e divulga para alguns órgãos que, com seus sevidores, redistribuem os resultados para quem quiser. Os que fizeram a redistribuição foram:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Vemos três grandes emissoras de televisão aberta, a câmara e o senado, uma emissora de televisão aberta educativa, dois grandes portais da internet e o sistema de rádio estatal. Patrocínio plural, logo a possibilidade de alguma manipulação é inexistente.

A eleição nacional para presidente foi encerrada dia 02/10 as 17h25. Um resultado recorde para um país com a extensão territorial e de pobreza do Brasil. E olha que depois das 3h da madrugada do dia 02, só faltavam algumas "urnas problema", como a que foi sequestrada por um grupo de índios que queriam comida e gasolina (Ref.1). Abaixo, os resultados para "simples conferência":

Voltando ao começo da conversa: a máquina democrática é perfeita. Só falta arrumar os votantes...

Referências:

Ref. 1: LULA, Edla. Radiobrás: Agência Brasil. Disponível em: Acesso em: 5 out 2006

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário: