terça-feira, setembro 12, 2006

Movimento Propaganda sem Bebida

........Infelizmente, nosso mundo tem muitos problemas. Mas vamos nos focar no Brasil. O Brasil também está cheio deles. Um, por exemplo, é a absurda quantidade (e tamanho) de filas nos serviços públicos de saúde. Vamos ver qual pode ser uma das raízes do problema:

"40% das crianças de classe média, que estão no ensino fundamental, experimentaram a bebida (alcoólica) já aos 10 anos. Aos 17, pelo menos 80% apresentam uso, número maior que os 65,2% que englobam todas as idades.

Hoje, mais que no passado, o álcool é sinônimo de fortes problemas de saúde pública que, evidentemente, traduzem impacto social. Por volta de 50% dos acidentes de trânsito são causados pelo seu consumo, e 26% dos motoristas dirigem alcoolizados aos fins de semana; o oposto do que ocorre em países desenvolvidos cujo índice é de pequenos 3%." Ref.1

........Evidente que algo está errado. O consumo de alcool no Brasil é desregulado e ainda por cima é incentivado aos jovens. Pior que maconha, crack e ecstasy, só o alcool. A primeira, quem fuma, mesmo que pouco, é taxado e logo fica retardado. Com a segunda, bem, essa já é dificil de comprar e você fica retardado mais rápido ainda. A terceira é cara e de dificil compra. Alcool não te deixa retardado, só bobo (e muito rápido), seu fígado só será triturado após muitos anos de consumo, seus neurônios destruídos não fazem falta (você nem os usa mesmo) e qualquer esquina tem uma revenda. E, o pior: passa propaganda na novela das 8 e no jogão de futebol do domingo.
........É triste ver casos desses que passam nos noticiários, jovens morrendo em acidentes de carros e matando inocentes. Sinceramente, eu, sou contra consumo de alcool em qualquer nível. Não há nível seguro de consumo. Mas, se quer beber, que o faça, pelo menos quando é maior de idade. E que seja punido caso dirija bêbado. Mas, aparentemente, dirigir bêbado é um costume tupiniquim-subdesenvolvido, visto que os índices em países desenvolvidos (3%) não chegam nem aos pés dos nossos (26%) nos fins de semana.
........Por mim, proibiria-se o consumo de alcool a partir de amanhã. Mas como eu não sou legislador, nem teria apoio, o Movimento Propaganda sem Bebida iniciou uma campanha para retirar o alcóol das propagandas: menos jovens influênciados pelas bundas que aparecem, menos alcoólatras crônicos surrando suas esposas, menos acidentes e trânsito e, claro, menos lucro para a Globo.
........Para conseguir criar o projeto de lei, são necessárias 1.000.000 de assinaturas. Eu estou fazendo a minha parte e recolhendo (quem me conheça, pode falar comigo para assinar). faça você a sua!

........Mais informações em: http://www.propagandasembebida.com.br/

Ref. 1: Boletim ACCA nº 64 (18/08/2006). Disponível em: http://www.propagandasembebida.org.br/not_home/not_home_integra.php?id=115

Creative Commons License
O conteúdo deste post está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário: